top of page

Sobre Nós

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA INSTITUIÇÃO

O Lar Assistencial Rubataiana, é um núcleo de atendimento terapêutico, dentro da visão espiritualista, que tem como enfoque despertar os valores internos dos seres humanos, promovendo a integração entre corpo, mente e espírito.

 

Hoje o LAR está situado na Rua Manoel Penellas, nº 536 Santa Rosa,  na cidade de Guarujá e tem como Presidente: Maria Aparecida de Oliveira Veríssimo e Diretor Espiritual : Ricardo Plaça,  onde trabalham  de forma voluntaria 126 Terapeutas  (registrados no CRT- Conselho Regional de Terapeutas Holisticos)  atendendo cerca de 2.100 pessoas por mês de segunda a sexta, durante 11 meses.

 

Desde a década de 70 a Organização Mundial de Saúde, vem publicando declarações incentivando as Terapias Alternativas, como forma de complementar e suprir a demanda de pessoas necessitadas dos mais variados tipos de tratamentos e carências orgânicas e ou emocionais presentes neste momento no planeta .

 

Todas as práticas terapêuticas alternativas juntamente com os processos integrativos ligados a emoção, a mente/corpo, nos mostram uma visão mais sutil do ser humano. Por isso a Terapia Alternativa é chamada Holística, isto é, integra todos os processos terapêuticos modernos e tradicionais de todos os povos para que o individuo e a sociedade tenham mais amparo na sua busca de viver com mais qualidade.

 

A Terapia Alternativa NÃO concorre com a Terapia Médica, mas sim como complemento e ajuda desde que o importante seja realmente o bem estar e auxilio na formação de  pessoas mais saudáveis:  fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

 

Com estes princípios o LAR pesquisa todos os conhecimentos e tratamentos alternativos atuais a milenares a que temos acesso, e deles selecionamos os que mais se adaptam às condições Brasileiras e da região a que pertencemos.

 

Todos os tratamentos, palestras e cursos são gratuitos.

O Lar Assistencial Rubataina – Centro de Apoio e Orientação, foi fundado em 1 de setembro de 1977 na cidade de Guarujá pelo saudoso irmão Manoel Plaça, com objetivo de realizar  estudos e pesquisas de Terapias Holísticas (Complementares) de Origem Oriental,  desenvolvendo um trabalho de cunho Assistencial sem fins lucrativos.

 

Esta Sociedade foi fundada com a preocupação de desenvolver TRABALHOS e ESTUDOS de TRATAMENTOS ALTERNATIVOS, que viessem a tratar e colaborar com o ser humano dentro do quadro sócio econômico e moral que nos defrontamos na atualidade. Após os primeiros anos de atividades e de pesquisas dentro das filosofias  referentes aos assuntos a serem abordados a seguir,  foi determinado pela diretoria e por seu presidente, que  fossem desenvolvidos cursos e aplicações de TERAPIAS ALTERNATIVAS, com a criação de grupos de terapeutas, possibilitando desta forma  o surgimento de equipes de trabalho pelo sistema de voluntariado que viriam a formar a equipe de trabalho do LAR ASSISTENCIAL RUBATAIANA . A mudança da razão social, deu-se em virtude de se adaptar o nome a real atividade que viria a ser desenvolvida pela CASA ASSISTENCIAL, isto realizou-se em reunião mensal em 10 de outubro de 1989 e deste então o LAR vem prestando um trabalho voluntário de assistência à comunidade com práticas terapêuticas tais como: reiki, cromoterapia, apometria, psicotranse, fluidoterapia,  fitoflorais e orientação Psico-social, práticas da Medicina Tradicional Chinesa, como acupuntura, Auriculoterapia, Moxa bustão, massoterapia, massagem terapêutica, terapia Bioenergopatia, esparadrapo terapia, técnicas riodoraku japonesa, psicoterapia em grupo, atendimentos psicológicos, técnica de energização em grupo, tai-chi, e outras técnicas terapêuticas da medicina chinesa.

 

O LAR é uma entidade sem fins lucrativos que sobrevive através de doações, sócios voluntários, chás beneficente e tendo sustentação de recursos pelos voluntários que aqui trabalham. E também através de cursos, palestras e projetos sociais. Atende em média cerca de 380 pessoas/ dia vindas de vários pontos da cidade, do litoral e também de outros Estados. Conta hoje com 126 terapeutas voluntários que se revezam nos atendimentos nos dias  de atividade.

 

    ‘ As mãos que ajudam são mais santas que os lábios que rezam”

As Práticas Integrativas e Complementares – denominadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar ou alternativa (MT/MCA) (WHO, 2002) – caracterizam-se por sistemas e recursos terapêuticos que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).

Em todo o mundo, a implementação de políticas públicas para uso racional e integrado das MT/MCA, além do desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o tema, tem sido estimuladas pela OMS desde a década de 70, com base no Programa de Medicina Tradicional (OMS, 2002).

 

No Brasil, o processo de regulamentação das Práticas Integrativas e Complementares iniciou-se a partir da década de 80, tendo culminado com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) aprovada pelo o Ministério da Saúde em 2006 (Portaria 971/2006).

Terapias integrativas

 

© 2023 por Medicina Alternativa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page